Penápolis / SP - domingo, 28 de abril de 2024

Disfunção Erétil

O que é Disfunção Erétil?

È a famosa impotência sexual. Isso mesmo. A Dificuldade que o homem pode em obter ou manter ereção suficiente para a relação sexual. 

Mas isso só acontece com gente mais velha?

Não. A impotência sexual é um problema que pode ocorrer em homens de todas as idades! Só para você ter uma idéia, em torno de 50% da população masculina tem alguma queixa de disfunção erétil. 

Então nem todo mundo que envelhece se torna impotente?

Nem todo mundo. Homens idosos com uma boa saúde podem ter uma vida sexual normal. Quando a disfunção erétil ocorre, depois de certa idade, pode estar associada a outras doenças comuns nessa fase da vida.  

Quem tem impotência pode ter algum outro problema?

A impotência pode ser acompanhada de outros problemas, como a ejaculação precoce, quando o homem chega ao orgasmo muito rapidamente, e a perda da libido, que a falta de vontade de fazer sexo. 

E quais são as causas da impotência sexual?

Existem os motivos psicológicos e os motivos físicos. Em 70% dos pacientes jovens e em 35% dos mais velhos, a impotência é causada por problemas psicológicos. Depressão e ansiedade são os exemplos mais comuns, porque afetam o sistema nervoso, responsável pela ereção (endurecimento do pênis).

 E as causas físicas da impotência? Quais são?

As causas físicas são divididas em quatro grupos:

  • Alterações Hormonais;
  • Alterações Vasculares (arteriosclerose, traumatismo);
  • Alterações neurológicas (neuropatia diabética ou alcoólica, cirurgia pélvica e trauma de medula)
  • Alterações medicamentosas (fumo, drogas, anti-hipertensivos, etc)

 De que maneira se faz o diagnóstico da impotência sexual?

O diagnóstico da disfunção erétil pode ser feito em uma consulta cuidadosa ao médico. Primeiro o paciente é ouvido atentamente e preenche questionários para determinar os níveis de sua impotência. Além dessa avaliação, exames de sangue, dosagens hormonais, glicose, colesterol e triglicérides auxiliam o médico a diagnosticar a impotência sexual e encontrar suas causas.

 Impotência tem tratamento?

Tem! Existem vários tipos de tratamento dependendo da causa. Alguns deles restauram completamente a potência sexual do homem, como a psicoterapia, a reposição hormonal e medicamentos. Em casos mais sérios, artifícios como o implante de prótese peniana pode resolver satisfatoriamente o problema. 

Mas e os remédios que muita gente toma antes de fazer sexo?

Esses são os tratamentos que o paciente utiliza a cada vez que deseja ter relação sexual. São medicações de uso oral, auto-injeções e outros medicamentos. Cada um tem indicação precisa e deve selecionado por um médico capacitado ou pode trazer complicações a quem os consumir sem receita. Lembra-se! Dificilmente alguém com impotência sexual não resolve o problema quando procura ajuda adequada. 

Preste atenção a essas dicas e tenha uma vida sexual saudável e sem impotência sexual.E se tiver mais alguma dúvida, lembre-se......Chega de adiar. Consulte um urologista 

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia.