Penápolis / SP - domingo, 28 de abril de 2024

Infecções Urinárias

 O que é trato urinário?

O Trato Urinário inclui os rins (que filtram a urina), os ureteres, a bexiga (que armazena a urina) e a uretra (o canal que leva a urina para fora da bexiga). Normalmente as bactérias não vivem nestas áreas.Quando bactérias penetram no trato urinário e começam a se multiplicar, podem causar uma infecção do trato Urinário. A maioria das infecções do Trato Urinário ocorre na bexiga. 

Infecções do trato Urinário

As infecções do Trato Urinário estão entre as infecções mais comuns.A maioria das infecções do Trato Urinário é causada pela bactéria Escherichia coli (E. coli), que é encontrada normalmente nas fezes. As bactérias podem passar do ânus para a uretra (e , de forma menos freqüente, para os rins), causando infecções.A E. coli possui certas propriedades que permitem sua migração, incluindo a habilidade de aderir às paredes da uretra e da bexiga. 

Quais são os fatores de risco?

O risco de desenvolver uma cistite ou Pielonefrite pode ser aumentado por certos fatores biológicos ou comportamentais. 

Fatores biológicos

Anormalidades congênitas

  • Obstrução urinária
  • Histórico prévio de infecção do Trato Urinário
  • Diabetes
  • Incontinência Urinária pode aumentar a  susceptibilidade às infecções urinárias.

 Fatores comportamentais

O uso de espermicidas, particularmente combinados a diafragmas, também aumentam o risco de infecções do Trato Urinário em mulheres.Algumas mulheres têm uma tendência maior a apresentar episódios recorrentes de Cistite.As condições que podem predispor uma mulher a repedidos episódios de Cistite incluem:

  • Relações sexuais
  • Uso de diafragma
  • Uso de camisinhas ou espermicidas
  • Uso recente de antibióticos

Um histórico de infecção prévia do Trato Urinário é um fator de risco muito forte para o desenvolvimento de uma infecção subseqüente.

 Qual o tratamento para as infecções do Trato Urinário?

Em mulheres saudáveis com cistite simples, o tratamento usual inclui diversos dias de antibióticos. Os sintomas geralmente se resolvem dentro de um a três dias de tratamento.

No entanto, é importante tomar o tratamento completo com o antibiótico prescrito pelo médico para eliminar totalmente a infecção.